«D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal. 1819-1853»: é o título da exposição organizada em conjunto pelo Museu da Presidência da República (MPR) e Palácio Nacional da Ajuda (PNA), que recorda a vida e o reinado da última mulher a ocupar a chefia do Estado português.

A partir do dia 26 de maio – na Galeria do Rei D. Luís do PNA – estarão expostas várias centenas de peças e documentos reunidos para esta exposição. Vindas de diversos museus nacionais, autarquias, colecionadores privados e Governo Regional dos Açores, muitas peças foram restauradas propositadamente.

De entre as muitas obras que ficarão em exposição até ao dia 29 de setembro, destacam-se várias joias pessoais de D. Maria II e a Coroa Real Portuguesa que há mais de duas décadas não é exposta ao público.

Na Galeria do Rei D. Luís – o segundo filho de D. Maria II – serão passadas em revista as duas décadas do reinado d’a Educadora (1834-1853), a única monarca da Europa que nasceu fora do continente europeu. Durante esses anos, Portugal passou do Absolutismo ao Constitucionalismo, registando grandes transformações sociais, económicas e culturais no país.

Patente ao public de 26 de maio a 29 de setembro de 2021 na Galeria de Pintura do rei D. Luís

Horário: 10h00-18h00, todos os dias, com exceção da quinta-feira
Entrada: 5€ (apenas exposição); 8€ (exposição + Palácio)

VISITAS E ATELIÊS
Importe a  nossa programação:
ATELIÊS
VISITAS ORIENTADAS