17 de Outubro de 2017
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Têxteis

Formada a partir do espólio da antiga Casa Real, a colecção de têxteis é caracterizada por uma grande diversidade de tipologias, técnicas, locais e datas de origem. É constituída por objectos artísticos das antigas colecções reais, datadas dos séculos XVII e XVIII, e por um diversificado conjunto de objectos ligado ao quotidiano da Família Real durante os últimos cerca de 50 anos da Monarquia portuguesa.
Dos primeiros são exemplos as colecções de tapeçarias europeias setecentistas, de panos de porta e de paramentos da Real Capela, indumentária e peças ornamentais dos séculos XVIII e anteriores.
No segundo encontram-se peças ligadas às vivências do Paço da Ajuda na segunda metade do século XIX, como roupa de casa em damasco de linho, tapetes, panos de porta, reposteiros ou estofos tecidos e/ou bordados em diferentes técnicas e a paramentaria dos ofícios religiosos.

Lista de Conteúdos

  • Série Triunfo dos Deuses
    Autor dos cartões: Jan van Orley (1665-1735) e
    Augustin Coppens (1668-1740)
    Data dos cartões: 1716-1717
    Mestre tapeceiro: Urbanus Leyniers (1674-1747)
    Local de execução: Bruxelas, Oficinas Leyniers-Reydams
    Data de tecelagem: 1728-1729
    Tapeçaria de liço em lã e seda
    PNA, inv. 68
    Em exposição na Sala do Reposteiro
  • Série História de Aquiles
    Autor dos cartões: Jan van Orley (1665-1735) e
    Augustin Coppens (1668-1740)
    Data dos cartões: 1726-1730
    Mestre tapeceiro: Jan-Frans van der Borght
    (1697-1774), privilegiado em 1726 e activo até 1761
    Local de execução: Bruxelas, Oficina dos Van der
    Borght (ou Borcht)
    Data de tecelagem: 1726-1761
    Tapeçaria de liço em lã e seda
    PNA, inv. 501
    Em exposição na Salinha dos Cães
  • Série Cenas de caça
    Autor do cartão: Guillermo Anglois
    Data do cartão: 1750-1770
    Local de execução: Madrid, Real Fábrica de Tapeçarias de Santa
    Bárbara
    Data de tecelagem: 1784
    Tapeçaria de liço em lã e seda
    PNA, inv. 188
    Em exposição na Sala Grande de Espera
  • Série História de Alexandre
    Cartões da série: Reinterpretações dos modelos
    de Charles Le Brun (1619-1690)
    Data de tecelagem: Século XVIII (?)
    Tapeçaria de liço em lã e seda
    PNA, inv. 376
    Em exposição na Sala do Despacho
  • Série Cenas da vida em Madrid
    Autor do cartão: Francisco de Goya (1746-1828)
    Data do cartão: 1776
    Local de execução: Madrid, Real Fábrica de Tapeçarias de Santa Bárbara
    Data de tecelagem: 1784
    Tapeçaria de liço
    PNA, inv. 193
    Em exposição na Sala Grande de Espera
  • Série Costumes Turcos
    Autor do cartões: Amédée Van Loo (1719-1795);
    cercaduras: Louis Tessier (1729-1781)
    Data dos cartões: composição central - 1775; cercaduras - 1777
    Mestre tapeceiro: Jean Audran (activo de 1771 a 1794)
    Local de execução: Paris, Real Manufactura dos Gobelins
    Data de tecelagem: 1780
    Marcas: “Amedée. Van Loo.1775.”; “1780 AUDRAN”
    Tapeçaria de liço
    PNA, inv. 4042
    Em exposição na Sala das Senhoras do Corpo Diplomático
  • Foto David Martins IMC/PNA

    China, peça de encomenda portuguesa
    Século XVII
    Veludo de seda. Bordado de aplicação em seda e fio de papel laminado dourado. As armas da Casa de Bragança apresentam decoração em seda policroma e fio metálico
    PNA, inv. 165, 166, 167, 168, 169, 170, 3019, 3021, 4105, 4106, 4107.

    Sala das Senhoras do Corpo Diplomático
  • Foto David Martins IMC/PNA

    Pérsia, século XVIII-XIX
    Lã e algodão. Tintos vegetais
    Nó assimétrico ou persa
    Marca de comerciante: Thomas Bontor e Compy. London
    PNA, inv. 3808
    Em exposição na Sala do Despacho
  • 1862
    Seda creme bordada a fio de seda, pérola, fio, canutilho e lantejoulas de metal laminado dourado.
    PNA, inv. 56567
    Em reserva.
  • The Ajuda National Palace tapestry collection, deemed rare outside the Iberian Peninsula, was woven in the manufacture of Santa Barbara from Francisco de Goya, José del Castillo and Guillermo Anglois cartoons. It represents but a part of the set from this source which belonged to the Portuguese Crown assets in the last quarter of the 18th century.
    The purpose of the conservation project, described in this article was, in general terms, to slow down the inevitable deterioration process of the tapestries, worsened not only by dirt and the degradation state of the whole woven structure but also by the process of fixing the pieces to the walls with nails.