28 de Janeiro de 2022
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Estudos

A secção estudos pretende divulgar a investigação que tem vindo a ser feita pelos conservadores e técnicos do Palácio e da Biblioteca da Ajuda bem como publicar em linha as atas dos colóquios que o Palácio Nacional da Ajuda tem vindo a organizar.

Normas portuguesas de referências bibliográficas de documentos electrónicos: mhb_MA_14005.pdf

Lista de Conteúdos

  • O baldaquino tecido com ouro e prata para o trono de D. João V

     

    Entre 1727 e 1730, foi tecida em Bruxelas uma obra de referência na produção flamenga do século XVIII: um sumptuoso dossel de trono em tapeçaria de lã, seda, ouro e prata, destinado ao rei D. João V de Portugal. Além do seu valor artístico, o dossel ostentava um programa iconográfico de representação e propaganda do poder real, cuja mensagem alegórica era transmitida através de detalhes figurativos, cores vibrantes e brilho dos metais preciosos.

    Em 1750, trono e dossel foram armados para o ritual da Aclamação ou Levantamento Régio de D. José I. No Auto da cerimónia, uma das mais importantes fontes coevas, o cronista traça um retrato detalhado da obra e ilustra o protagonismo deste dossel de trono no contexto das ricas armações têxteis montadas na chamada Varanda da Aclamação, construção efémera erigida no Paço da Ribeira para esta solenidade.

     

     

     

     

  • Uma tiara com 4000 diamantes - História e paradeiro da tiara de D. Estefânia, reconvertida por D. Maria Pia e vendida após a implantação da República. 1858-1912

     

     

  • A colecção de vidro data, sobretudo, da segunda metade do século XIX e princípios do século XX, coincidente com os anos que marcaram a vivência dos monarcas no Palácio Nacional da Ajuda: 1862-1910. De carácter heterogéneo, incorpora objectos dos principais centros de fabrico e de comércio de vidro que operavam nesta altura a nível internacional, incluindo os da região da Boémia, com particular incidência para a fábrica de vidros Moser, da qual falaremos neste artigo.

    Constituída essencialmente por peças produzidas segundo a técnica do sopro, a colecção é ainda enriquecida por elementos decorativos e heráldicos, presentes sobretudo nos conjuntos de carácter utilitário e que tornam esta colecção singular.

     

  • (...)A moda dos Jardins de Inverno estava bem de acordo com o gosto da época. Eram numerosos os recintos deste género onde se oferecia um espectáculo deslumbrante de uma multidão de plantas exóticas aclimatadas e onde se misturavam mobiliário de estilo Luís XV, ou de ferro, com potes chineses e estátuas de mármore branco e lustre de cristal de Veneza: «Le monde entier, nature et cultures confondues, est ici réuni». Nas palavras de contemporâneos: «Quebra-se a monotonia das salas, e, nas horas bonançosas do serão
  • Sob Napoleão III, viveu-se uma época de grande properidade económica. Paris, capital de grande influência cultural, viu nascer os Grandes Armazéns que desempenharam um papel determinante para as artes decorativas. Foi aqui que a rainha D. Maria Pia adquiriu inumeras peças de artes decorativas, que fazem hoje parte das colecções do Palácio, particularmente algumas peças de mobiliário descritas neste artigo. Toda a riqueza e profusão decorativas do Palácio da Ajuda, em grande parte da responsabilidade da rainha, são protótipo de um período eclético e de uma época em que o meio artístico recorreu a fontes de inspiração muito variadas, estilos do passado, exotismo, naturalismo, japonismo...

     

     

  • Resumo
    Estudo sobre Paul Sormani (1817-1877) e os móveis da sua autoria, existentes na colecção do Palácio da Ajuda. Grande ébéniste francês, especializado na reprodução de móveis Luís XV e Luís XVI, foi um dos artistas distinguidos pela elite parisiense, fornecedor da casa imperial francesa e da corte portuguesa.

    Entre os múltiplos estilos renascidos, singularidade do ecletismo da 2ª metade do século XIX, um, em particular, melhor respondeu às novas exigências do bem-estar e do conforto: o Luís XV. E este foi, indiscutivelmente, o estilo preferido da rainha D. Maria Pia de Sabóia (1847-1911), através do qual melhor se espelha a sua presença, o seu gosto, a linha por si seguida no âmbito das artes decorativas.    

     

     Abstract

    A study on Paul Sormani (1817-1877) and on the furniture from his workshop in the Ajuda Palace’s collection. One of the finest French ébénistes, well known for replicating Louis XV and Louis XVI styles’ furniture, he captivated the Parisian elite and was appointed supplier for the Imperial French court as of the Portuguese royal court.

    Among the several re-launched styles, singular to what concerns the second half of the 19th century eclecticism, Louis XV style was the one that best fitted the most recent quest for wellbeing and comfort of the time. It became, unquestionably, Queen Maria Pia of Savoy (1847-1911) favourite style, through which we can still capture her presence, taste and her choice within the Decorative Arts. 

  • Publicação associada ao projeto expositivo "A Royal Lunch", organizado pelo Palácio Nacional de Sintra, em colaboração com o Palácio Nacional da Ajuda, no âmbito da iniciativa "A Place at the Royal Table", da Associação de Residências Reais Europeias.
  • A investigação é uma atividade transversal a todas as áreas do PNA. Uma parte da pesquisa, efetuada pelos seus conservadores e técnicos, diz respeito à identificação interpretação de peças, espaços e vivências ou ainda sobre os outrora habitantes palácio. Outros estudos dedicam-se a temas mais abrangentes, relacionados com as artes decorativas e história do antigo Paço da Ajuda.

    Com o intuito de divulgar a investigação levada a cabo pela equipa do Palácio, criou-se a rubrica "Artigos em Linha" que disponibiliza artigos on-line.

    Normas portuguesas de referências bibliográficas de documentos electrónicos: mhb_MA_14005.pdf

  • O Palácio Nacional da Ajuda organiza todos os anos colóquios e ciclos de conferências dedicados a vários temas. A secção COLÓQUIOS pretende disponibilizar ao público os programas, as atas ou o resumo das conferências apresentadas.
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