20 de Fevereiro de 2018
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.

Galeria Virtual

As colecções do Palácio Nacional da Ajuda são apresentadas ao público integradas nas salas, conforme eram utilizadas e vividas pela família real. Por esta razão e por questões de conservação e segurança, muitas peças das colecções do palácio não estão expostas ao público. A Galeria é um espaço criado para divulgar temas e peças que, na visita ao palácio, não estão disponíveis, nomeadamente das colecções de fotografia, desenho, joalharia, ourivesaria, vidro, cerâmica, entre outras.

Lista de Conteúdos

  • Capa do álbum (pormenor)O álbum de aguarelas de Enrique Casanova, que retrata ao todo dezanove salas dos Paços Reais da Ajuda, Cascais e Sintra ao tempo de D. Luís I, é uma peça paradigmática para o Palácio Nacional da Ajuda. Para além do arrolamento dos paços, estas aguarelas têm vindo a ser de fulcral importância para a reconstituição histórica das salas deste palácio, revelando pormenorizadamente a decoração das salas retratadas, a disposição dos objectos, das pinturas, à cor das paredes, passando pelos móveis, cerâmicas, esculturas, tapetes etc. Não estando exposto ao público por questões de conservação, esta exposição virtual permite mostrar o álbum, a capa e as aguarelas que o compõem, revelando a sua história e o seu contexto no passado e no presente.
  • Palácio da Ajuda, aguarela de Enrique CasanovaA exposição virtual Aquisições e Doações, homenagem aos mecenas e doadores que connosco têm vindo a colaborar em tão variadas vertentes, vem dar visibilidade a centenas de obras de arte que, ao longo das últimas décadas, completam e enriquecem as coleções da Casa Real, à guarda deste Palácio Nacional.
    Pretende-se que este seja um trabalho em progresso, ao qual vão sendo adicionadas peças entretanto adquiridas e/ou doadas, bem como novas informações fruto do trabalho de investigação que se realiza no palácio . Para já, deu-se especial enfoque às peças que outrora pertenceram à Casa Real, tais como jóias, peças de ourivesaria, móveis, aguarelas, gravuras, cerâmicas, vidros, têxteis, ou ainda objectos do quotidiano da família real.
    Fazemos ainda referência às salas que, graças ao mecenato ou patrocínio cultural, têm vindo a ser restauradas.

Rodapé